17 SET 2019

"Momento de unir forças pelas pessoas com deficiência", diz deputado Allyson Bezerra em audiência

Audiência pública proposta pelo parlamentar aconteceu nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa e contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades ligadas ao tema
Deputado conhece desafios enfrentados por pessoas com deficiência ao lado do irmão deficiente auditivo

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta terça-feira (17) audiência pública para debater o Estatuto da Pessoa com Deficiência no âmbito do Estado.

O debate, que contou com a presença de diversas autoridades e representantes de órgãos ligados ao tema, aconteceu no Auditório Dep. Cortez Pereira, na sede da Assembleia Legislativa.

O deputado estadual Allyson Bezerra, que é proponente da audiência pública, explicou que tem uma ligação especial com o assunto, já que desde cedo acompanha as dificuldades enfrentadas com um irmão, que tem deficiência auditiva.

“Eu sei das dificuldades que vocês passam não porque ouvi de alguém, mas sim porque sinto na pele. Sei, por exemplo, a dificuldade que é para uma pessoa com deficiência encontrar tratamento de saúde adequado na rede pública”, citou.

O parlamentar informou ainda que apresentará em breve na Casa um projeto de lei que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio Grande do Norte. Por isso, propôs a audiência para ouvir os mais interessados.

“Esse é o momento de unir forças pelas pessoas com deficiências, queremos abrir o debate e oportunizar a vocês, os maiores interessados para que possam apresentar seus anseios e propor sugestões. O objetivo desse encontro é esse: queremos ouvir vocês, queremos que vocês sejam participantes ativos desse projeto”.

A secretária de Mulheres, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, Arméli Brennand parabenizou o deputado pela iniciativa e destacou a luta e os desafios da pasta.

“Para que o princípio da igualdade seja implementado precisamos garantir condições às pessoas com deficiências, quero pedir que sejamos fortalecidos e que estejam conosco de mãos dadas por essa causa”, disse ela.

População esteve presente no Plenarinho da Assembleia

Adalberto Quirino, que tem deficiência física, fez um relato emocionante sobre as dificuldades vividas pelas pessoas com deficiências. “Venho aqui como cidadão mostrar as dificuldades que vivemos, mas sempre estamos na luta pelos nossos direitos”, disse.

Ao final, o deputado Allyson informou que o mandato está aberto para receber todas as demandas e sugestões acerca do projeto de lei e após avaliações o mesmo será protocolado na Assembleia Legislativa. Ficou estabelecido prazo até 30 de setembro para que as sugestões e demandas sejam encaminhadas ao gabinete.

“Nosso maior intuito é oportunizar o debate e claro avançar no tema da inclusão no nosso estado, para que nossa sociedade e as pessoas com deficiências tenham um mecanismo sólido e legal de amparo”, concluiu.

Audiência contou com tradução em Libras
Audiência contou com tradução em Libras

 

COMENTÁRIOS